segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

aparte: é natal!



[ lembranças de natal ]

é natal
e uma criança caiu lá fora
porque as luzes não combinam nada com o nevoeiro que as envolve.
o vento sopra
e partiu a árvore nua que assombrava a minha porta.
no jogo de sombras nocturnas
de luzes coloridas pela escala dos cinzentos
recordo todos os natais que passaram e proponho um natal perfeito para toda a gente.
vendem-se aventais nas feiras improvisadas em qualquer esquina.
os fogões cospem labaredas e infestam o ar de açucar.
juntam-se corações, olhares e gestos que dispensam palavras,
porque as sinto como fogo de artifício
aprisionado nesta masmorra de pele.
é natal
mas o pai natal não desce cá abaixo
só plana lá por cima.
é natal porque vamos ao sótão buscar a árvore encaixotada
e uma caixa poeirenta cheia de luzes e cores.
a aparelhagem assobia sonoridades da época
nesta sala iluminada de laranja
que contrasta com o frio e a estrada negra
onde dormem os cães e os gatos sem dono.
ponho o gorro vemelho garrido na cabeça
e saio de casa para distribuir as prendas
que recolhi entre encontrões em extase.
quero trincar tudo o que é desta época
e sentir todos os sabores e cheiros
guardá-los cá dentro
e partilhá-los com quem eu amo.
é natal no dia a seguir da véspera da noite que não foi natal
e os sinos que ecoam
ouvem-se por toda a minha terra.
a luz da manhã é mais forte que o nevoeiro
e a vontade de não findar este dia também!
então festejemos outra vez.
mais corações, mais olhares, mais gestos,
mais luzes, cores, sabores e cheiros,
mais tudo o que se quer
formando uma forma geométrica que ainda não tem nome nem dimensões limite
sem proporções de escalas que não foram inventadas.
é natal
e tudo é a preto e branco por contraste
e preenchido com as cores que somos nós.
é natal
e o natal é sempre perfeito,
pena que não seja para toda a gente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não gosto do Natal mas recebi uma grande prenda xD

Além disso posso dizer que até tu me deste uma prenda.

Quando comecei a ler o teu poema, lembrei-me daquela música do "é natal, é natal, morrem criançinhas..." *_*

Sou má eu sei.

Há aspectos no teu texto que eu concordo se bem que a tua escrita me fez lembrar outros poemas que já escreveste.

Desejo-te um óptimo natal =D

Anónimo disse...

que poema...gosto...mas, n sei s é por ser natal...ou simplesmente estou a alucinar...este tem qql coisa de diferente na forma como t expressas...(e isto n é uma critica)...esta mais calmo...igualmente triste...mas mais pacifico...n sei...s calhar tou mm a alucinar...mas a forma como t imagino a dizer estas palavras é muito mais calma e introspectiva...bom natal...